sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

HQ Hellblazer

Saudações! E sejam novamente bem vindos a minha humilde toca!

 Hoje iremos tratar de filmes relacionados a HQ´s (histórias em quadrinhos), literatura da qual eu aprecio muito. Claro que tenho minha preferencia por livros, mas HQ´s são fantásticas.


Final de semana passada eu estava com meu irmão sem fazer nada... ai resolvemos assistir filmes e me veio a cabeça a sugestão de revermos o filme "Constantine". Para quem já viu o filme, vai concordar comigo que suas cenas de ação, como já esperado, ficaram muito boas, mas claro que não agradou a todos e na verdade gerou um pouco de revolta para os fãns de John Constantine, em relação ás HQ´s.

 Para quem não sabe, o filme fora baseado na HQ da Vertigo DC Comincs com o nome de Hellblazer, que conta inúmeras aventuras de Constantine no decorrer de varias edições, sendo assim a HQ detalha a vida de merda que John tem por ser quem ele é. Coisa da qual o filme não retrata com tal profundidade. (Isso é claro! Na minha opinião. Ha quem se opõe.) É fato que não culpo a galera que foram responsáveis pela produção, a questão de ser um "filme" começo meio e fim pesa muito nesse aspecto.

Um fato curioso que veio ao meu conhecimento a pouco tempo é que a personagem John Constantine fora criado, meio que por "acidente".

"Steve (Bissette) e John (Totleben) disseram: Não podemos ter Sting em algum lugar nessa história? Nós trocávamos muitas correspondências, fazendo circular uma serie de ideias realmente boas. Steve e John me mandaram recortes sobre psicopatas, e entre outras coisas, queriam desenhar Sting nessa historia. Pensei: Bem podemos fazer isso tudo caber num contexto. Este o grande quebra-cabeça intelectual que motivou a série American Gothic. (Monstro do Pântano 1 a 8), uma tentativa de encontrar uma maneira de encaixar Sting numa historia. Estou satisfeito pela maneira como tudo acabou e tenho bastante orgulho de John Constantine. Ele se tornou algo muito mais importante do que o Sting do Monstro do Pântano."
Alan Moore



As aventuras de John não se limitam apenas na mente extraordinária de Alan Moore, podemos encontrar John em algumas HQ´s escritas por Neil Gaiman. quem aprecia as obras do Gaiman, vão confirmar quando digo que ele é um ótimo.
Até onde eu conheço de HQ´s (que é muito pouco. Comecei a me interessar por HQ´s agora, não sabia que havia historias em quadrinhos tão fascinantes como estes.) John aparece em Sandman e Livros da Magia.

Mas em outra matéria estarei falaremos mais de Gaiman e suas obras. No momento vamos nos focar a Alan Moore e Constantine.

Antes de mais nada, vamos falar um pouco de Alan Moore. Alan é escritor britânico de histórias em quadrinhos, nascido em 18 de novembro de 1953. Era de uma família pobre, logo, teve problemas em sua infância acarretadas pela sua posição social.
Aos 18 anos de idade não possuía formação e nem emprego. Foi quando começou a trabalhar na revista Embryo , resultado de um projeto com os amigos, esse período resultou em um casamento e duas filhas.

Em 1979 trabalhou como cartunista para uma revista musical chama da Sounds, escreveu e desenhou uma historia de detetive chamado Roscoe Moscou da qual Moore não achou satisfatória suas habilidades como desenhista, se focando apenas em escreve-las.

As primeiras obras da qual Alan Moore contribuiu foi para  Doctor Who Weekly, 2000 A.D. Mas foi na revista Warrior que Moore recebeu o titulo de melhor escritor de quadrinho, com as obra de V de Vingança e Marvelman ou como é conhecido nos USA Miracleman.
Para a DC Comics escreveu Monstro do Pântano, dando ao escritor reconhecimento americano de seu fabuloso trabalho, e durante a sequência dessa série eis que surge John Constantine, que posteriormente ganha sua história na série Hellblazer.
Moore também escreveu a consagrada Batman - Piada Mortal, que faz uma releitura muito mais "doentia" do Coringa. Wathcmen, Aliga Extraordinária, dentre outros.
Em poucas palavras Alan Moore é um ótimo escritor, tudo que for produzido por ele é de confiança.

Agora vamos falar de John Constantine. Ha varias definições para Constantine, mago, exorcista, demonologista, enfim... Mas uma coisa é certa, John é um tremendo "filho de uma puta". Amigável a primeira vista, mas nada confiável, esbanja arrogância e costuma ser indelicado em qualquer lugar com qualquer pessoa, humano ou não, Constantine é o tipo de cara que só te ajuda a salvar o mundo, porque sabe que se isso acontecer, a pele dele obviamente estará inclusa nessa historia toda. Sempre é visto com um cigarro Silk Cut na boca e enchendo a cara pelos pubs (bares) de Londres, fez um acumulo indubitavelmente maior de inimigos do que amigos, tanto no céu quanto no inferno. Nunca ajuda ninguém sem deixar claro que em um futuro incerto, irá cobrar que é seu de direito.
O seu sorriso cínico e sarcástico estampado em seu semblante onde quer que esteja, é resultado da vasta experiencia e conhecimento que John carrega em sua perturbada mente.

No filme isso fica retratado de uma forma muito superficial (para quem acha que no filme retrata bem isso, experimente ler algumas HQ´s.) o fato de ele fazer o auto-sacrifício para salvar a alma da garota e tudo mais, foi uma adaptação mais ou menos da história original. Que na minha opinião é muito mais engenhosa e bem mais a cara de Constantine.

Atenção! as linhas seguintes contém spoiler de Hellblzer. Se você não quer saber então sugiro que não leia.
Mas para quem não se importa: saiba a verdadeira versão de como Constantine se livra do câncer do pulmão.

ele invoca dois senhores do inferno (pois na época, o inferno era um triunvirato), e vende sua alma para cada, sem o outro saber. Toma seus últimos goles de uísque e passa a navalha em seus pulsos.

Quando o Lucifer, o primeiro dos senhores do inferno, aparece para levar a alma de Constantine, ele se encontra em um impasse. O segundo e o terceiro também tem direitos devido a contrato pela alma dele. Os três são impelidos pelas leis demoníacas a obterem a alma de Constantine, mas seria uma batalha sem vencedor. Todos seriam destruídos e a guerra seria facilmente vencida pelas hostes angelicais.
Dessa forma, a única escolha dos três é manter Constantine vivo. Em uma cirurgia demoníaca, eles curam o câncer de John, da forma mais dolorosa possível. Mas nem isso impede Constantine de fazer o que faz melhor: pagar de fodão quando está por cima.


Espero que tenham gostado de mais uma dica de leitura. Um pouco diferenciada, claro. Mas para quem gosta de histórias ricas e detalhadas e tramas vertiginosas e envolventes, fica ai a dica!

Qualquer dúvida ou sugestão, comentem. E até a próxima visita!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário